terça-feira, 9 de outubro de 2012

Dia 9: Rotinas matinais programadas


Levantarmo-nos cedo deveria ser uma opção consciente de todos nós. Os estudos realizados sobre o ciclo do sono, indicam que nós, os humanos, demorámos milhares e milhares de anos a harmonizar as nossas reais necessidades de sono ao ritmo circadiano, que significa cerca de um dia (24 horas), no qual se baseia todo o ciclo biológico de qualquer outro ser vivo, influenciado pela luz solar, mas também pela conjuntura astronómica, geológica e ecológica.

Ao abandonarmos este ritmo, o que aconteceu massivamente no século XX com a generalização da luz eléctrica, começámos a dormir muito menos horas (menos de 3 a 4 horas, em média, do que no século XIX) e a dormir pior. A qualidade do sono tem-se deteriorado tanto e tão aceleradamente que está na origem de muitas doenças contemporâneas. Hoje em dia dormir bem, um sono retemperador que nos permite, como as crianças, acordar cheios de alegria de viver, é considerado um bem inestimável e um dom a preservar ao longo da vida.



Hoje em dia, todos já fomos alertados para o fato de o sol nos fornecer grande parte da nossa energia vital, para lém da famosa serotonina, o neurotransmissor da felicidade e a da dopamina, o da energia e da motivação. Daí a necessidade de banhos de sol (não confundir com bronzearmo-nos), que algumas clínicas oferecem para curar a depressão, por exemplo. Do mesmo modo, a noite escura e silenciosa, num ambiente fresco e oxigenado, é essencial a um sono reparador e rivigorante.


Lisboa ao amanhecer (vídeo).

Como tantos de nós, depois de anos e anos de noites mal dormidas e até mesmo de insónias matinais, tive de estudar e deprogramar uma boa rotina diária de vigília e sono. Primeiro, devemos ter em conta que o cérebro só desperta totalmente cerca de meia hora depois de nos levantarmos, e que até lá está só parcialmente funcional. Daí a confusão matinal que vivemos ao acordar e a necessidade de instalar um rotina que nos seja benéfica. 


Starry night, Vincent Van Gogh

Depois de diversas experiências, para mim, funciona por enquanto deste modo: em geral mais ao fim da tarde, pratico um tempo diário de respiração completa, a respiração nasal quadrada do yôga (o mesmo tempo para inspiração, retenção , expiração, retenção), depois do qual planeio o dia seguinte com tranquilidade: defino 3 tarefas profissionais e 3 tarefas da minha vida pessoal a cumprir no dia seguinte. Se tiver uma grande tarefa em mãos, ou essa vale por todas as outras ou as outras duas terão de ser mínimas. Se não conseguir fazer o planeado, pelo menos a minha nova imposição da selecionar 3 itens para deitar fora e dedicar mais 15 minutos à organização deverá ser cumprida no trabalho e em casa. Integrar estes deveres na nossa rotina diária de trabalho doméstico e profissional é simples e exequível. 

Pranayama.
No final do dia, organizo o início do dia seguinte, nomeadamente a roupa que vou vestir e os papéis que devo levar comigo e dou uma volta na cozinha. Antes de me deitar, volto a praticar a respiração completa com a maior tranquilidade possível. Depois, quase sempre já na cama, passo a fazer o balanço positivo de cada dia, ou seja, a repensar o dia que passou, tentando aprender com os erros que cometi e a valorizar o que consegui fazer. Preparo-me para dormir com um relaxamento completo (yôganidra) e procuro adormecer a visualizar o que mais gostava de conseguir num futuro relativamente próximo.

Quando o despertador toca, faço alongamentos, ou seja, espreguiço-me bem. Levanto-me devagarinho, abro a persiana e tomo um banho de sol (ou de luz) na cara de um minuto, com os olhos fechados. Faço depois uma muito breve sessão de yôga que inclui um exercício de controle da respiração (pranayama) e três posturas (assanas), em geral um alongamento, uma torsão e uma pequena invertida sobre a cabeça.


Quatro assanas.

Depois tomo o pequeno-almoço, ducho-me com o sistema das automassagens, arranjo-me, levo a minha cadelinha à rua e estou pronta para ir trabalhar. No total, demoro cerca de uma 1h00, desde que me levanto até que saio de casa. Devo confessar que ganhar balanço para esta programação de vida demora algum tempo, mas já não me imagino a viver de outro modo.


Post scriptum: Recebi hoje por email o post do blogue Be more with less: life on purpose de Courtney Carver que aborda a temática da implementação de rotinas matinais 5 minute habit stacking:mini mission. ale a pena ler, até porque nos ajuda a treinar inglês.

Sem comentários:

Enviar um comentário