quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Dia 3: Declaração de intenções revista

Ao fazer a revisão da minha «Declaração de intenções» para o projeto «Um ano sem compras», apercebi-me de que o texto podia induzir em erro no que respeita a uma questão que a Ziula levantou no seu último post Economizar ou deixar de gastar: ou seja, a diferença entre consumo necessário e consumo supérfluo.

Um dos princípios em que fui educada foi o do cuidado que devemos ter connosco e com a imagem que de nós transmitimos aos outros. Primeiro porque a nossa imagem deve mostrar que nos cuidamos, o que é simultanemaente uma obrigação para connosco próprios, mas também para com aqueles com quem nos relacionamos, incluindo aqueles com quem nos cruzamos acidentalmente, na rua, por exemplo e que nunca antes vimos nem depois veremos.

A minha avó, que era enfermeira, dizia que nunca sabemos quando podemos ir parar a um hospital: o que implicava o cuidado que devíamos ter com a higiene pessoal, a roupa interior, etc... A minha mãe, por sua vez, sempre nos alertou para o fato de não podermos adivinhar quando iríamos encontrar o nosso príncipe encantado: o que implicava termos de estar sempre bem, em toda a parte e a toda a hora, na rua, em casa, e de manhã à noite: com cabelo arranjado, uns olhos delineados e uma roupa que nos favorecesse. Enfim, todo um cuidado com o look, como agora se diz, ou seja, com uma apresentação que se adeque à nossa personalidade e que nos faça sentir bem.

Assim, devo aqui sublinhar que a minha lista de itens a renovar integra ainda o seguinte kit de maquiagem: baton MAC, base Chanel (lift lumière), lápis Clarins, sombra Shiseido ....tudo itens que aliás me duram muito.


O meu KIT de maquiagem.

Decidi ainda alargar a lista de itens de desgaste rápido à compra de algumas (três?) t-shirts coloridas de manga comprida. Isto porque, com a chegada do frio, me dei conta de que as minhas estão mesmo muito usadas, e esta é uma peça que uso diariamente sob roupa mais transparente ou ligeiramente à vista.
  
Peças de desgaste rápido que posso adquirir este ano.

1 comentário:

  1. Maria, acredito que o caminho seja esse mesmo... adaptar a lista às nossas necessidades, pois o objetivo não é sofrer e sim se adaptar a um consumo mais consciente.

    Meu filho foi para o Paraguai, onde tudo é mais barato, e pedi que trouxesse dois batons... um já abri porque o meu havia terminado e o outro ainda está lá - guardadinho...

    Beijos

    ResponderEliminar