sábado, 21 de dezembro de 2013

Solstício de inverno: as fogueiras de Natal

O inverno de 2013 (o tempo mais frio e mais sombrio do ano do hemisfério norte) terá início hoje, 21 de Dezembro às 17h11, dia do solstício de inverno.

Imagem retirada daqui.


A palavra solstício deriva da palavra latina solstitium (sol + sistere, que significa estacionário): o sol parado nessa posição na órbita celeste. Este dia assinala a noite mais longa do ano neste lado do planeta e significa também, o que muitas vezes esquecemos, que todas as seguintes serão sempre um pouco mais curtas. Até 21 de março de 2014, às 16h07, data do equinócio da Primavera, em que de novo o dia e a noite têm a mesma duração, do latim equi, como em equilíbrio.

A história da humanidade regista a celebração desta data em distantes e diversas culturas desde tempos imemoriais: na noite mais longa, como saber se a noite não aumentaria mais e mais e mais, instalando-se para sempre? 

Por isso, no meio desta noite que nos países católicos, como Portugal, se transferiu para a véspera de Natal, os seres humanos se reuniam e se reúnem ainda para convocar o sol através do fogo, do canto e dança. Para vencer o terror de uma perpétua escuridão noturna e deste modo propiciar um pouco mais de sol em cada dia.

Em Portugal, esta tradição ancestral e pagã convive bem com o nascimento do Menino Jesus e a Missa do Galo. Assim, de norte a sul do país, todos os anos se acendem milhares de grandes fogueiras de Natal, também conhecido como o Madeiro de Natal, quase todas alimentadas até ao Dia de Reis, contribuindo em muito para a alegria e para a coesão da comunidade.
 
Preparação, aqui em Barrancos, feita uns dias antes.
Fogueira de Natal em Monforte.
Para quem quiser saber um pouco mais desta tradição que, depois de quase extinta em diversos locais, tem vindo a ser vigorosamente recuperada pelos próprios habitantes de cada localidade, este breve vídeo de um 1:18 mostra o calor partilhado da fogueira de Natal numa pequena vila do norte de Portugal, Sendim.

Sem comentários:

Enviar um comentário