quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Casa minimalista e «decoração na fé»

Como já afirmei aqui antes, no que respeita à construção de uma casa minimalista não posso deixar de me comover com os Dez Mandamentos de Decoração com Emoção da Thalita do blogue Casa de colorir. Pode até ser uma contradição da minha parte, mas já há muito que aprendi a amar as minhas contradições... boas! Destes mandamentos, um dos que já há muito pratico é o da decoração na fé. Na fé no melhor de nós, evidentemente!

Assim, depois das obras cá em casa e do respetivo destralhamento geral (o segundo nesta casa!), voltei a harmonizar os meus santos.


Avé, Maria, cheia de graça...
(Nossa Senhora da Conceição, a que tem as duas mãos postas)

Namo tassa bhagavato arahato samma sambuddhassa.
(Honour to the blessed'one, the exalted one, the fully enlightened one)
(Budha) 

Salve, rainha, mãe misericordiosa, vida, doçura e esperança nossa, salve! 
(Nossa Senhora com o menino nos braços)

Om namah shiva...
(Shiva)

Bate o sino/ pequenino/sino de Belém
Já nasceu/o Deus menino/para o nosso bem!

(O Presépio)
Todas estas imagens me são queridas e me fazem sentir bem e em casa. Acredito que Nossa Senhora seja a apropriação cristã de Gaia, Géia, Gea ou , a deusa Terra, a Mãe Terra. Ou antes ainda, nos primórdios da nossa humanidade: aquele(a) que tudo dá: BHAG (o mais antigo nome indoeuropeu para deus), o ser primordial gerador de vida. Tal como me interrogo se Nataraja shiva (o rei dos dançarinos) não seria originalmente uma mulher... Já o gesto simbólico de mãos postas de todos os cristãos não tenho dúvidas que tenha a mesma origem do muito mais antigo prônam mudra (do sânscrito). Seja como for, para mim, Buda como Cristo são exemplos de seres de exceção, cuja vida e ensinamentos nos iluminam e nos tornam pessoas melhores.


Por isso, não sendo crente, honro os meus santos enquanto memória da espiritualidade humana milenar e símbolos de determinação e de, a que move montanhas, e nos ajuda a lutar pelo mais difícil, pelo impossível até.

Em nome do Espírito Santo, aquele que inspirará o reinado mais elevado do desenvolvimento humano.

 Amén...

Sem comentários:

Enviar um comentário