domingo, 11 de novembro de 2012

Dia 42: Preparar o Natal!


O post da Ziula sobre Presentes de Natal fez-me pensar o quanto a nossa relação com esta data festiva mudou no tempo de uma única geração! Da festa mais maravilhosa da infância até aos tempos de hoje, quantos Natais diferentes não vivemos já? Falo por mim: da noite vivida como encantada e única a uma noite igual a qualquer outra, comigo mesma, sozinha em casa e nem por isso triste ou infeliz... 

O que todos passámos já, seguramente, foi pelos stress e pela angústia das compras, das prendas e da preparação do jantar de Natal. E nada disso foi bom. Posso dizer, agora com 57 anos, que a maioria dos meus Natais foi dedicada a proporcionar uma noite feliz a outros, sobretudo às crianças e aos jovens. Mas há uns anos a esta parte decidi mudar a maioria dos procedimentos que considerei errados.

Para mim é claro, agora, mais do que nunca, que o Natal é um jantar de família e de afetos. Procuro reunir várias gerações, pelo menos duas, e torná-lo o mais agradável possível para todos. Houve um ano em que comprei um gorro de Pai Natal para cada um e a fotografia de conjunto ficou linda. Se não for para que todos estejam bem, para quê então celebrar o Natal?

Procuro sempre que a sala esteja bem aquecida (sim, Brasil, aqui faz mesmo frio!) e com um ar de festa e que a mesa de Natal fique bonita: acendo muitas velas, enfeito uns ramos de abeto com algumas bolas e purpurina dourada, coloco um cheirinhos de alecrim e plantas aromáticas da época.
 
Velas no Natal.
 
Cada um contribui com uma parte da ceia, muito embora eu me encarregue do principal. Comemos comida própria da época e outra de que os presentes gostem, atendendo a que os meus sobrinhos preferem bifes, os meus cunhados bacalhau cozido e cabrito no forno, e uma das minha irmãs é vegetariana! O mesmo com as sobremesas: para além do bolo rei-rainha e das filhozes que compramos, faço sempre uma mousse de chocolate, a sobremesa apreciada por todos e uma salada de frutas «amarela» que sabe sempre bem depois de tanto doce.

No fim do jantar, abrimos as prendas que são sempre ou simbólicas ou úteis ou combinadas. E, sobretudo, não se tornam uma fonte de ansiedade. No ano passado decidi oferecer aos adultos um saquinho de tecido contendo produtos portugueses, como forma de lembrar que temos de consumir o que produzimos. Assim cada saco continha: uma pequena garrafa de azeite especial, uma embalagem de flor de sal, uma vela, uma lata de atum de conserva em azeite, uns biscoitos secos artesanais e um sabonete ach brito. Todos adoraram. Aos adolescentes dei uma nota de 20 € (50 reais) embrulhada num papel bonito com um lacinho. Às crianças ofereci, como sempre faço, um livro ilustrado.

Depois ficamos o resto do serão a conversar até por volta da meia-noite, hora em que todos vão para casa. 

Devo dizer que tudo isto, no seu conjunto, representa evidentemente um esforço da minha parte que tenho assumido sempre com muito gosto e alegria. Contudo, este ano, também porque me sinto exausta, vou tentar não fazer o principal, ainda mais porque o jantar de Natal, que ainda não combinámos, não deverá ser em minha casa. Já as prendas serão idênticas às do ano passado.

2 comentários:

  1. Boa noite!!! Ano passado preparei os presentes e terminei passando o Natal na praia com meus dois filhos apenas...

    Esse ano não preparei nada e pretendo ir para o Rio Grande do Sul passar com minha família como sempre fiz e somente não deu certo o ano passado...

    Quero ajudar a preparar a ceia e quanto aos presentes já combinamos fazer amigo secreto, assim somente tenho que me preocupar com um presente...

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que boa ideia, Ziula, essa do amigo secreto depois da ceia familiar. É tudo o que é importante, sem consumismo.

      Este ano ainda não sei como será ao certo: deve ser em casa de uma das minhas irmãs e já sei que eu estou encarregue do prato pincipal!!!, porque ela não gosta de cozinhar. Mas vou propor a tua modalidade para 2013.

      Devo dizer-te, contudo, um segredo: caso o meu filho e o seu pai queiram passar o Natal com a outra parte da respetiva família, juro que pela primeira vez na minha vida vou para um hotel com lareira, perto do mar ou da montanha com a minha cadelinha e dois livros na bagagem!

      Bjs

      Eliminar