sábado, 24 de novembro de 2012

Dias 54 e 55: DIA INTERNACIONAL SEM COMPRAS, 23 e 24 de Novembro !

In awarenessact
Foi na América do Norte, berço do hiperconsumismo, que, em 1992, foi criado BUY NOTHING DAY (BND), o DIA SEM COMPRAS (DsC), hoje celebrado em cerca de 65 países do mundo desenvovido. 

Contudo, muitos são ainda os que nunca em tal ouviram sequer falar. Portugal é exemplo de um país onde esta mensagem não passou como se pode constatar na mera divulgação anual deste dia no sítio gaia.org.pt. Ontem mesmo, um amigo perguntava a uma amiga, no Facebook, a propósito do logo do NBD 2012, acima publicado: «O que? Não comprar nada! Nada? Nem mesmo um cafezinho?»

Segundo a Wikipédia em língua inglesa, o Buy Nothing Day (BND) é um dia internacional de protesto contra o consumismo, organizado por ativistas sociais e cidadãos preocupados. Originalmente criado em Vancouver pelo artista Ted Dav e promovido pela revista canadiense Adbusters, o DIA SEM COMPRAS propõe a reflexão social sobre o consumo consciente. Em 1997, a data foi em definitivo fixada para o dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, a famosa Black Fryday (este ano a 23 de novembro), o dia por excelência do consumo desenfreado: começa em plena madrugada, gera filas intermináveis à porta de grandes armazéns, discussões infindáveis, aquisições absurdas e mesmo violência física. Internacionalmente, este Dia foi fixado para o último sábado de novembro, considerado o primeiro fim-de-semana de consumismo natalício: hoje, portanto!

O apelo, através de publicidade inteligente, a uma reflexão alargada sobre os valores essenciais e as verdadeiras necessidades de consumo do ser humano, a escassez dos recursos naturais e a pegada ecológica originada pela produção e transporte dos produtos, causou grande impacto na América do Norte. Em 2000, a maioria das grandes cadeias televisivas norte americanas impediram a publicidade a esta iniciativa, com exeção da CNN. Vale a pena ver a perplexidade da jornalista desta estação (Come on..., come on...perante afirmações de Kalle Lasn sobre as distorções causadas pelo sobreconsumo do Ocidente que exige 80 % de tudo o que existe como se tivesse três planetas Terra à sua inteira disposição:


Entrevista no Youtube.

Em 2011, o Occupy Movement inspira a campanha Occupy Xmas cujo lema era Buy Nothing Christmas. Posteriormente, Lauren Bercovitch, o produtor da Adbusters Media Foundation propõe uma reconversão de Occupy Xmas: fazer os seus próprios presentes e comprar menos, fazê-lo no pequeno e médio comércio nacional de modo a apoiar a economia local, os artistas e artesãos através das compras de Natal. Presentemente, o Buy Nothing Day, para além de afirmar a celebração mais verdadeira e mais simples do Natal, propõe o consumo natalício como forma de apoio à economia local e à família: um dia para pensar e para iniciar um compromisso pessoal por um outro estilo de vida em que se consuma menos, com consciência e localmente, de modo a produzir menos desperdício e a obter melhor qualidade de vida.



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