sábado, 20 de julho de 2013

Dia 292: Ainda as minhas pessoas daqui: os outros de quem não falei...

Os blogues e sítios que escolhemos para listar como os nossos preferidos dizem com certeza alguma coisa de nós próprios. E são, sem dúvida, um caminho de referência para os que nos leem. Ao longo dos meus últimos dez anos de pesquisa na Internet, os sítios que remetem para outros sítios que remetem para outros sítios..., seja nas listagens de Blogues a seguir, seja em Sítios úteis revelaram-se sempre uma excelente fonte de informação. Muitas vezes caótica e redundante... é verdade! Mas preciosa, na medida em que aponta caminhos e nos dá a conhecer diversas comunidades informais.

Por isso, neste «meu mundo», tive sempre algum cuidado na selecção das minhas ligações aqui do lado. Queria sobretudo que fossem o mais possível «exemplares», no sentido em que, se as leio regularmente, me influenciam e, por conseguinte, também de algum modo me definem. Comecei pois por listar sítios de referência como a BBC News, na rubrica Os dias em fotos, a qual  constitui por sua vez uma entrada para este sítio que nos oferece uma visão do mundo digna e plural.

 

O blogue Incidental comics do jovem ilustrador americano Grant Snider representa parte da dose de humor de que quotidanamente necessito.
 
Hello, Grant!
Depois, a pouco e pouco, foram surgindo, mais na minha vida do que aqui ao lado, outros sítios a que me liguei, pela identidade e pela força por que se regem e porque apontam caminhos alternativos, alguns em modo de entrega total, outros mais abrangentes e flexíveis, uns pessoais, outros de grupo. Assim, agora que voltei, decidi rever a listagem, de modo a nomear os sítios que tenho seguido com regularidade e que, antes, dela não constavam, como grande parte dos que mencionei antes. Para além destes, alguns outros foram-se tornando a pouco e pouco também eles importantes, e com certeza outros virão e alguns destes tomarão o lugar dos primeiros, seja porque muitos blogues acabam mesmo, seja porque nós todos mudamos e na vida a única verdade é a impermanência.

Assim, aqui vos apresento a minha lista acrescentada, a começar pelo blogue Minimalizo escrito em parceria pela Lud (de Lud & Leo pelo mundo) e pela jovem brasileira, Fernanda Marinho:

Olá, Fernanda!
E o blogue Not buying anythingh da autoria do casal canadiense Gregg e Linda Koep, que, ao fim de 10 anos de poupanças, conseguiram juntar o suficiente para viverem onde e daquilo que gostam verdadeiramente de fazer.


Hello, Gregg and Linda! 

 Como o grupo do sítio (também no Facebook e no Pinterest),

Unconsumption
... que, com um logo extraordinário (repare-se no smile dentro do carrinho voltado ao contrário), pretende ser uma inspiração diária para a reciclagem de objectos, valorizando a sua utilização máxima e o consumo consciente.

Unconsumption mosaic: ideias publicadas por...

Rob Walker, jornalista americano, fundador e editor,
Molly Block, especialista americana em marketing e desenvolvimento de projectos,
aqui editora e coordenadora do grupo,
Brian W. Jones, designer e escritor sueco,
Dreide Nelson a artista textil escocesa que trabalha numa
perspetiva social e ambiental,  
Shanna Trenholm, escritora e consultora artística americana.
E, por último, mas não em último, o sítio da organização The Center for a New American Dream (também no Facebook) cuja missão é a de ajudar os americanos a reduzir e moderar o consumo, a melhorar a qualidade de vida, a proteger o ambiente e a promover a justiça social

New Dream envisions a society that pursues not just “more,”
 but more of what matters—and less of what doesn’t.
Constituída por um grupo dirigente forte e por inúmeros voluntários, esta  
organização bate-se, desde 1997 e de maneira prática e eficiente (tipicamente americana), por expandir um novo sonho americano - que se baseia na comunidade, na sustentabilidade ecológica, na celebração de valores não materiais, redefinindo o espírito do tradicional sonho americano que valoriza a vida, a liberdade e a busca de felicidade.

Uma vez mais, obrigada a todos. Do!

1 comentário:

  1. Oi Maria, obrigada por me citar, por me ler, por escrever! Eu sei como é não ter tempo/pique pra escrever, já quase fechei meu blog mais de uma vez, e já fiquei tempos sem escrever, mas sempre volto. É onde eu reflito sobre algumas coisas. E esta pequena comunidade que criamos, de blogueiras que pensam sobre a vida, sobre viver com menos, consumir menos, comer melhor etc, é muito legal, e faz a gente ficar com vontade de voltar e escrever. :)
    Um beijo!

    ResponderEliminar