quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Bom Ano Novo, querido planeta Terra!

Querido Planeta Terra:

Herdámos-te sem sabermos o quanto eras precioso. Usamos-te quase à exaustão e abusamos sistematicamente de ti tanto quanto de nós próprios, os sapiens sapiens. Demorámos demasiado tempo a perceber que eras a nossa casa e que enquanto tal eras o melhor que nos poderia ter acontecido...

Ao não nos comprometermos em deixar o mundo melhor do que o encontrámos, continuamos a inflingirmo-nos muito mal, todos os dias, e estamos ainda muito longe de ser a maioria, os que lutam por te entregar menos ferido e doente a uma geração mais responsável do que nossa.


A nossa casa Terra vista do espaço:
 
De dia
Via lepanto.com.br

e de noite,
Via eternosaprendizes.com

com a sua pequena Lua
Via ciencia-em-si.webnode

e os seus milhares de satélites artificiais 
(na sua maioria... lixo espacial)
a vintum.wordpress.com

... lindíssima, preciosa e única!


Se puder, não deixe de ver Home, o mundo é a nossa casa, um documentário produzido pelo jornalista, fotógrafo e ambientalista francês Yann Arthus-Bertrand. Inteiramente realizado com imagens aéreas de vários lugares da Terra, mostra a diversidade da vida no nosso planeta e como a humanidade colocou em perigo o equilíbrio ecológico. O filme estreou a 5 de Junho de 2009 nos cinemas, em DVD e no YouTube, simultaneamente em 50 países diferentes. É gratuito, sem objetivos nem lucros comerciais, e está também legendado em diferentes línguas, entre as quais o português.

E, por favor, divulgue-o.

2 comentários:

  1. Obrigada por compartilhar. Vou assistir esse documentário que parece ser interessantíssimo. É muito triste ver o quanto o homem está destruindo a terra. Por sua ganância tem construido em lugares indevidos, o que causa grandes catástrofes... Enfim, espero que o homem tome conciência do que está fazendo com a terra antes que seja tarde demais!

    ResponderEliminar
  2. Olá, Bruna:

    Obrigada por ajudar a divulgar este documentário. É a vossa geração quem tem agora de lutar com mais determinação e lucidez por dar uma vida boa a todos os que temos a sorte de partilhar este nosso maravilhoso planeta azul. Sei que não é nada fácil, mas para mim encontrar jovens como a Bruna é um grande conforto. Acredito que somos cada vez mais e em mais locais do mundo. Não estamos sós. Bom Ano Novo.

    ResponderEliminar